Chamada para Contos sobre os Direitos

O Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente (IIN), é um organismo especializado da OEA encarregado de promover o estudo de temas relativos a infância, adolescência e a família nas Américas, com o objetivo de melhorar o desemprenho dos instrumentos técnicos, no âmbito dos Estados-Membros da OEA, atuando na promoção e proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente através de suas políticas públicas.
O IIN foi fundado em 9 de junho de 1927. Este ano em comemoração ao seu 90o aniversário, traz a proposta de promover e incentivar a participação de crianças e adolescentes dos Estados-Membros da OEA, convidando-os a fazer parte da exposição fotográfica intitulada: “O Álbum dos Direitos”.
Objetivos: Celebrar os noventa anos de existência do IIN, promovendo um espaço expressivo – – colhendo ideias criativas de crianças e adolescentes sobre a Promoção e Proteção de seus Direitos através de fotografias.
Tema: As fotografias devem trazer a reflexão que as crianças e os adolescentes têm em relação ao exercício efetivo de seus direitos e de sua relação com o mundo adulto.
Participantes: O/a fotógrafo (a) devem ser crianças ou adolescente entre 6 e 17 anos de países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).
TERMOS E CONDIÇÕES
  1. A participação nesta chamada é gratuita.
  2. Os trabalhos devem ser inéditos (não devem ter sido publicados em meio impresso ou eletrônico), e não devem ter sido publicados ou premiados em outros concursos.
  3. Os trabalhos devem ser exclusivos de a/o autor a (as crianças e os adolescentes devem ser o autor de suas próprias fotografias). É de inteira responsabilidade dos participantes garantir a propriedade exclusiva de suas fotografias.
  4. Serão selecionadas 20 fotografias que ira compor a Mostra Itinerante que percorrerá os países membros da OEA.
  5. Os/as autores (as) das fotografias selecionadas serão informados através de seu endereço eletrônico (e-mail) ou via telefone. Uma vez que a Comissão de Seleção convocada pelo IIN divulgar os resultados.
  6. Os participantes deverão conceder ao Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente (IIN-OEA) todos os direitos autorais de reprodução e divulgação das fotografias e dos textos escritos (redação) apresentados a Chamada. A utilização, reprodução e difusão por parte do INN sempre se realizará com finalidade não lucrativa e mencionando o autor ou autora. As fotografias também poderão ser utilizadas para ilustrar várias atividades do IIN.
  7. Os resultados finais serão publicados no site do IIN e os trabalhos selecionados comporão o projeto digital “O Álbum de Direitos” do IIN.
  8. A apresentação para a chamada implica na aceitação das bases dos mesma.
  9. Os participantes selecionados receberão um certificado de reconhecimento pelo seu trabalho.
REQUISITOS TÉCNICOS
  1. A modalidade de participação é a fotografia digital.
  2. As fotografias podem ser coloridas, branco e preto ou sépia.
  3. Os trabalhos devem ser originais sem manipulação (Exemplo: Photoshop).
  4. Devem ser enviados em formato JPG a 300 dpi (pontos por polegadas) de resolução, com um tamanho que não ultrapasse 20 x 30 cm e até 5 MB de capacidade.
  5. Poderá enviar até 2 fotografias por participantes.
  6. Os trabalhos devem ser enviados via correio eletrônico comunicacion@iinoea.org. Cada participante deve anexar a (as) sua (s) fotografia(s) os seguintes dados:
  • Título da imagem
  • Texto explicando sobre o tema da fotografia e o que representa, em até 100 palavras, em um dos 4 idiomas oficiais da OEA (Espanhol, Inglês, Francês, Português).
  • Dados do autor (a): nome, sobrenome, idade, país, endereço (completo), telefone e correio eletrônico (e-mail).
  • Dados da mãe, pai ou responsáveis pelo autor (a): nome completo sem abreviações. Esta informação sera utilizada somente para fins de contato e informativos relacionados a chamada.
7. Após a conclusão do registro de dados e do descarregamento das fotografias, cada participante receberá uma notificação por e-mail com um número de registro.
8. As obras que não cumprirem os requisitos estabelecidos neste edital serão eliminadas automaticamente de participarem da seleção.
Data para envio dos trabalhos: De 1 de fevereiro de 2017 até 9 de Junho de 2017.

 

TERMOS E CONDIÇÕES